Reflexão litúrgico-pastoral para o 28º Domingo do Tempo Comum

O banquete divino é para todos – 15 de outubro de 2017

Desde a aliança que Deus fez com os homens, os temas da “convocação” e da “reunião” universais percorrem as Sagradas Escrituras. E a Liturgia da Palavra deste 28º. Domingo do Tempo Comum retoma esses temas.

Na primeira leitura (Is 25, 6-10), o profeta Isaías diz que Deus reunirá todos os povos num grande banquete, enxugará toda lágrima e fará desaparecer a opressão e a morte. Na segunda leitura (Fl 4, 12-20), São Paulo, que está preso em Éfeso, agradece os presentes mandados pela comunidade dos filipenses. Movido pela fé, manifesta seu modo de vida desapegado, revelando que sabe viver na fartura ou na pobreza, a ter abundância e a padecer necessidade.

No evangelho (Mt 22, 1-14), Jesus conta a parábola do banquete de núpcias. Os convidados oficiais não compareceram, então o rei mandou os servos convidarem todos quantos achassem pelo caminho. Jesus anuncia, no convite ao banquete, a consumação do reino messiânico, já profetizado por Isaías na primeira leitura. A recusa dos convidados resume a atitude do povo de Israel diante de Cristo. Os convidados recolhidos ao longo do caminho e pelas praças, bons e maus, sem distinção, são as pessoas do mundo inteiro. Com esta parábola Jesus anuncia aos chefes religiosos que o Reino rejeitado por eles encontra ampla acolhida entre os gentios.

A parábola nos revela que o convite à vida é um dom divino para todos. Também nos ensina que devemos abrir o coração e as portas das nossas comunidades a todos, aos pobres, aos marginalizados, a quem é rejeitado pela sociedade. O banquete divino – o Reino de Deus – é para todos.