Carisma Vicentino: 400 anos de missão e evangelização

No próximo dia 27 de setembro, a Igreja celebra o dia de São Vicente de Paulo. E, neste ano, a festa será ainda mais especial, pois a Família Vicentina comemora o aniversário de 400 anos de nascimento de seu carisma. O carisma vicentino foi iniciado em 1617, na Igreja de Chatillon, na França, quando Vicente de Paulo exortou os fiéis a ajudarem uma família pobre da paróquia. A família foi salva pela pronta resposta a este convite à ação e como resultado deste momento, Vicente compreendeu que a caridade para ser efetiva devia também estar bem organizada, um evento que tem mudado o mundo nos últimos 400 anos.

Os 400 anos do carisma tem sido celebrado em todo mundo com reflexões em torno dos gestos de caridade empreendidos em favor dos estrangeiros. O padre Gregory Gay, Superior Geral da Congregação da Missão (ordem dos padres, fundada por São Vicente de Paulo), definiu que este será o Ano da Acolhida ao Estrangeiro. “Este ano é para lembrarmos do texto bíblico que está no coração de nossa comum vocação vicentina... Eu era estrangeiro e vocês me acolheram (Mt 25,35)”, salienta o presbítero.

Mesmo antes da criação da Diocese de Piracicaba, a ação vicentina de acolher os estrangeiros e os necessitados já estava presente na cidade. A primeira Conferência batizada de Santo Antônio foi criada em 16 de maio de 1888. Com o passar do tempo, a missão vicentina foi crescendo e consequentemente novas conferências foram criadas e estruturadas.

Hoje, a Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida como Vicentinos, tem uma estrutura na diocese composta por três Conselhos: Central de Piracicaba, Central Norte de Piracicaba e Central de Rio Claro, sendo 16 conselhos particulares e 116 conferências. São 941 voluntários (os vicentinos) que atendem hoje a 967 famílias totalizando aproximadamente 4.800 pessoas assistidas.

Entre os vicentinos atuantes na diocese está Oswaldo Antonio Novello, que a mais de 20 anos participa do Conselho Central Norte de Piracicaba. Para ele “ser vicentino, significa colocar os talentos a serviço do bem. É participar do ideal de São Vicente de Paulo e Antonio Frederico Ozanam, que é ‘reunir o mundo inteiro numa grande rede de caridade’”, salienta Novello.

Além de assistir as famílias mais necessitadas, os vicentinos também promovem projetos sociais com objetivo de levar cidadania e conhecimento. Entre as diversas iniciativas está o “Projeto de Música” desenvolvido pela Conferência São Paulo Apóstolo, vinculada ao Conselho Particular de Vila Rezende, com crianças do Bairro Bosques do Lenheiro, em Piracicaba.

Entre as atividades que devem fazer parte da vida de um voluntário vicentino estão ir à missa semanalmente, participar da reunião da Conferência onde está inserido e visitar as famílias assistidas. Há também cinco virtudes vicentinas que devem fazer parte da vida de um voluntário da Sociedade de São Vicente de Paulo: simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo apostólico (zelo pelas almas).

Dados dos conselhos dos Vicentinos da Diocese de Piracicaba

CONSELHO CENTRAL NORTE DE PIRACICABA