“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15

Reflexão litúrgico-pastoral para o 2º Domingo da Páscoa

Meu Senhor e meu Deus! – 23 de abril de 2017

 

A Igreja continua celebrando a vitória de Jesus Ressuscitado. A mensagem deste 2º Domingo da Páscoa nos ensina que celebrar a Páscoa é crer de forma incondicional, viver em comunidade, praticar a fraternidade, partilhando nossos dons.

Na primeira leitura (At 2, 42-47), o livro dos Atos dos Apóstolos nos conta como viviam os primeiros cristãos: reuniam-se para a oração e a Eucaristia, perseveravam na doutrina dos apóstolos, davam testemunho da ressurreição do Senhor e tinham tudo em comum. Na segunda leitura (1Pd 1, 3-9), o apóstolo Pedro nos ensina que Deus nos gerou, pela ressurreição de Cristo, para uma esperança viva, para uma herança incorruptível.

O evangelho (Jo 20, 19-31) apresenta três partes. Na primeira, Jesus se encontra com os discípulos e os saúda, desejando-lhes a paz; em seguida comunica-lhes o Espírito Santo para renovar os homens, purificando-os do pecado. Na segunda, o encontro com Tomé, símbolo daqueles que não confiam na comunidade, nem nos sinais da vida nova que nela se manifestam. A terceira parte apresenta a finalidade do evangelho de João; ele foi escrito não para apresentar uma biografia, mas o sentido da pessoa e da missão de Jesus: “Estes (sinais) foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.”

O episódio com Tomé nos traz dois ensinamentos: tenhamos fé e valorizemos a comunidade. Quando Tomé não se encontra na comunidade, não reconhece o Senhor; quando se encontra com os demais, ele reconhece a Jesus e proclama: “Meu Senhor e meu Deus!” Mas Jesus o adverte: “Acreditaste porque me viste. Bem-aventurados os que creram sem terem visto.”

Quem, como Tomé, abandona os encontros da comunidade não pode fazer a experiência do Ressuscitado. Quem participa pode sentir sua presença, receber a paz e o perdão, experimentar a alegria e receber o Espírito Santo. E assim, em sua vida, proclamará com convicção: “Meu Senhor e meu Deus!”

Onde estamos

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis
Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP
Fone: 19 2106-7575
Falar Conosco

Horários de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda à Sexta das 08h às 11:30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda à Sexta das 13:30 às 17:30

Diocese de Piracicaba