Bispos diocesanos

Os bispos, por instituição divina, são os sucessores dos apóstolos. Exercem seu ministério em comunhão eclesial, presididos pelo papa, bispo de Roma. Juntamente com o papa e sob sua autoridade, recebem a missão de tornar presente a obra de Jesus Cristo, o Pastor Eterno. Apascentam, em nome do Senhor, o rebanho a eles confiado, exercendo a tríplice missão de governar, ensinar e santificar.

A diocese é a parcela do povo de Deus confiada ao cuidado de um bispo para que a pastoreie. Nossa história é marcada pelo ministério de seis sucessores dos apóstolos à frente da diocese: o Administrador Apostólico Dom Paulo de Tarso Campos e os bispos diocesanos Dom Ernesto de Paula, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, Dom Eduardo Koaik, Dom Moacyr José Vitti e Dom Fernando Mason.